12 setembro 2012

Número de suicídios no Amapá aumenta 133% em dez anos



Enforcamentos são as principais práticas para o suicídio. Crédito: Internet
 Abinoan Santiago
@abinoanAP
Condenado pela igreja e cercado de mistérios. Assim podemos caracterizar o suicídio. Prática cada vez mais comum no Brasil e no Amapá. O ato de tirar a vida até hoje não tem explicações convincentes pela ciência. Afinal, a pior condenação que o ser humano pode suportar por quaisquer crimes é proporcionar a própria morte.


Quanto ao número de suicídio, o Amapá teve um aumento de 133% em dez anos. Com taxa de 2,4 suicídios para cada 100 mil habitantes, o que resultou em um aumento de 93% na taxa.

Em Macapá o aumento foi de 200% entre 2000 a 2010, elevando a taxa de suicídio em 151% com 1,4 para 100 mil habitantes.

Condenado pela Igreja e cercado de mistérios. Assim se caracteriza o ato de suicídio, prática cada vez mais comum no Brasil e no Amapá. O ato de tirar a própria vida até hoje não tem explicações convincentes. Afinal, a pior condenação que o ser humano pode suportar por quaisquer crimes é proporcionar a própria morte.

Segundo dados do Mapa da Violência 2011, divulgado no mês passado, o número de suicídios no Amapá teve um aumento de 133% em dez anos. Com taxa de 2,4 suicídios para cada 100 mil habitantes, o que resultou em um aumento de 93% na taxa.

Em Macapá, o aumento foi de 200% de 2000 a 2010, elevando a taxa de suicídio em 151%, com 1,4 para cada grupo de 100 mil habitantes.

No Brasil, o número de caso aumentou 22,6% entre jovens de 15 a 24 anos. Somente no ano em curso o Amapá já registrou 24 casos de suicídio, sendo que 15 ocorreram na capital. No mesmo período do ano passado, o estado registrou 31 casos, desses, 13 em Macapá.

Causas
Desvendar os motivos de um suicídio é uma incógnita quase sem resultado, tanto para ciência, religião ou familiares. Porém, o que a maioria dos suicidas tem em comum são as atitudes antecedentes ao ato. Conversas com amigos, familiares ou até mesmo cartas deixadas são algumas das práticas dos suicidas.

O Centro de Valorização à Vida (CVV) no Amapá tem um papel importantíssimo no combate ao suicídio, pois, uma conversa ou desabafo pode ser o necessário para a pessoa desistir de tirar a própria vida.

Voluntária do CVV, Antônia Peixoto. Crédito: A. Santiago
Ouvindo
"É comum as pessoas com vontade de que-rer se suicidar ligar para o CVV. Eles dizem o motivo e o que está acontecendo. E sempre procuramos fazê-lo se sentir útil", disse a voluntária do CVV, Antônia Peixoto.

A voluntária que trabalha a dez anos ajudando pessoas por telefone, lembra de um caso que conseguiu convencer um homem a não tirar a própria vida: "Uma determinada pessoa com vontade de se suicidar disse que estava falindo por conta de alguém que teria lhe passado a perna. Mas eu o convenci da sua importância falando da sua força em poder reconstruir o seu patrimônio novamente. A nossa conversa foi ótima. Ao final, sua autoestima havia ressurgido", contou.

Psicologia
Seja o amor não correspondido, o apego ao trabalho ou outra causa qualquer, os exemplos literários apresentam a morte voluntária como resultante de motivações individuais. E assim também se dá na vida real. A primeira dificuldade consiste em definir o suicídio.

Segundo o psicólogo Antônio Carlos de Araújo, o suicídio está relacionado à timidez, se tornando o "ápice" da prisão emocional vivida pela pessoa.

"O último estágio do processo da timidez é a depressão profunda ou o transtorno do pânico e até o suicídio, quando a pessoa não consegue mais nenhum tipo de satisfação devido a sua conduta perante a vida. O suicídio entra exatamente neste ponto, sendo um último apelo ou protesto em relação ao que foi retirado da pessoa. Ao contrário do que muitos pensam, o suicídio não é o último estágio do sofrimento, mas um atalho mórbido para não o vivenciar", explica. 

"O suicida desenvolve o pensamento de que não possui "nenhuma chance" sobre seus dilemas", conclui.


← Anterior Proxima → Início

0 comentários:

Postar um comentário

SOMENTE PESSOAS QUE SE IDENTIFICAREM PODERÃO POSTAR COMETÁRIOS, CASO CONTRÁRIO, OS MESMOS NÃO SERÃO ACEITOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...